Carnot Game
06/01/2025 in Calor & Termometria
Você gostou deste jogo? Dê sua opinião escolhendo um número de estrelas:
Carnot Game
Descrição
Carnot Game é um jogo interativo inspirado nos conceitos do Ciclo de Carnot. Nele, o jogador desafiado a alternar entre três fontes térmicas (quente, isolante e fria) para maximizar a pontuação de trabalho gerado em um motor virtual. O objetivo é dominar a sequência e o tempo das quatro transformações do ciclo, fazendo as trocas de fontes com precisão para evitar que o motor exploda ou congele. Quanto maior a sua habilidade em executar as trocas no momento certo, maior a pontuação e seu progresso no jogo.
Nota para os entusiastas da Física
O Ciclo de Carnot é um conceito teórico perfeito que, para existir, precisaria operar de forma infinitamente lenta e sem qualquer atrito: condições impossíveis no mundo real. Por isso, uma simulação fiel não seria interativa. O Carnot Game é a nossa interpretação lúdica e acelerada, que transforma os princípios do ciclo em um desafio de habilidade e reflexo, focando na sequência correta das etapas para uma experiência divertida. Se você curtiu o desafio, que tal dar o próximo passo? Desafie-se a descobrir por que este ciclo, mesmo sendo impossível de existir, é um dos conceitos mais importantes da termodinâmica e da engenharia!!
Objetivo
O jogador deve clicar no botão para alternar entre as fontes térmicas do sistema, lembrando-se de manter as transições no momento certo para evitar que o pistão trave ou o cilindro exploda. O jogo é inspirado nos quatro processos termodinâmicos do ciclo de Carnot: Expansão isotérmica, Expansão adiabática, Compressão isotérmica e Compressão adiabática.
Funcionalidades
Troca de Fontes Térmicas: O jogo permite alternar entre a fonte quente, a fonte fria e o isolante com um único botão.
Pontuação de Desempenho: A pontuação é baseada na sua precisão ao executar a sequência de trocas térmicas, gerando um “trabalho” virtual que reflete sua habilidade.
Efeitos Visuais de Temperatura: As partículas exibem variações de cor (vermelho a azul) e velocidade, refletindo as mudanças de temperatura e a movimentação das partículas no cilindro.
Efeitos Visuais de Pressão: O pistão vibra conforme a pressão interna do cilindro aumenta, que é influenciada pelas colisões dinâmicas das partículas.
Níveis e Pontuação: A pontuação do jogador se classifica em diferentes níveis com base na precisão do ciclo, como ‘Iniciante’, ‘Estudante Curioso’, até ‘Nicolas Léonard Sadi Carnot’ para os jogadores mais habilidosos.
Limitação de Trocas: O jogador pode fazer apenas 9 trocas de fontes térmicas, com a última troca resultando em uma explosão caso seja a fonte quente.
Pontuações e Níveis
- 499-: Iniciante 🐣
- 500 – 539: Estudante Curioso 🧐
- 540 – 579: Estudante Aplicado 📘
- 580 – 619: Universitário Iniciante ✏️
- 620 – 659: Universitário Dedicado 📚
- 660 – 699: Professor de Física 🧑🏫
- 700 – 709: Professor de Termodinâmica 🔥
- 710 – 719: Gênio da Física 🧠
- 720+: Nicolas Léonard Sadi Carnot ⚙️
Como Jogar
Objetivo:
Realizar as trocas de fontes térmicas (quente, fria e isolante) de maneira eficiente para maximizar o trabalho gerado e evitar que o pistão trave ou o cilindro exploda.
Controles:
O jogo é controlado por um único botão para alternar entre as fontes térmicas.
Desafios:
- Troca de Fontes : O jogador pode realizar até 9 trocas de fontes térmicas, com a última troca resultando em uma explosão do cilindro se for feita com a fonte quente.
- Emperramento do Pistão : O pistão pode emperrar nos limites de volume máximo ou mínimo se o tempo de troca não for adequado.
Pontuação: O jogador é recompensado com pontos pela sua precisão e habilidade ao seguir a sequência de transformações inspirada no ciclo de Carnot.
Alterar Idioma
Você pode mudar entre os idiomas Português e Inglês clicando no botão no canto superior direito.
Tecnologias Utilizadas
- TypeScript : Linguagem de programação.
- Babylon.js : Motor gráfico para a renderização 3D.
- Havok : Motor de física (para interações físicas realistas).
- Vite.js : Ferramenta para build e desenvolvimento.
- VS Code : Editor de código.
- GitHub : Plataforma para controle de versão e colaboração.
Desenvolvimento
A programação desta simulação foi estruturada utilizando Módulos ES6 e uma arquitetura modular baseada no padrão Modelo-Visão-Controlador (MVC) adaptado com o uso de callbacks para comunicação. A arquitetura MVC foi escolhida e ajustada para garantir modularidade, reuso de código e eficiência no desenvolvimento.
O Modelo gerencia os dados e implementa a lógica central da simulação. A Visão é responsável por renderizar a interface gráfica (GUI) e apresentar os dados ao usuário. O Controlador coordena a comunicação entre o Modelo e a Visão, servindo como mediador entre os dois.
O fluxo de dados entre os módulos é organizado por interfaces explícitas e callbacks configurados dinamicamente. Esses callbacks permitem que eventos e ações sejam tratados de forma direta e centralizada, garantindo flexibilidade e controle sobre as interações entre os componentes.
A escolha pelos callbacks, em vez de mecanismos mais complexos, como máquinas de estados finitos (FSM), observables ou event emitters, reduz a complexidade do sistema, mantendo a clareza e a rastreabilidade do fluxo de dados. Essa abordagem simplificada também favorece o desempenho, especialmente em aplicações onde a modularidade e a responsividade são prioridades.
Licença
Este projeto é protegido por direitos autorais e está sob licença proprietária . Não está disponível para distribuição, modificação ou uso comercial sem a permissão explícita do autor.
Copyright (c) 2024 Rafael João Ribeiro.
Autor
Este projeto foi desenvolvido por:
- Prof. Dr. Rafael João Ribeiro Instituto Federal do Paraná (IFPR) www.fisicagames.com.br

(3 votes, average: 4,00 out of 5)
Leave a reply