Relative Velocity

13/01/2025 in Física

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Relative Velocity


Descrição

Relative Velocity é um jogo casual de navegação em 3D, onde você controla um barco em um ambiente de ondas e correnteza. O objetivo é ajustar o vetor velocidade relativa para seguir um caminho até a linha de chegada, coletando moedas ao longo do percurso. A física do movimento do barco foi cuidadosamente implementada manualmente para representar a interação com as ondas e a correnteza, proporcionando uma experiência divertida sobre velocidade relativa.


Como jogar

  • Controle o vetor velocidade relativa do barco usando o joystick na tela.
  • Siga o caminho até a linha de chegada.
  • Colete moedas ao longo do percurso.
  • Complete os níveis no menor tempo possível para alcançar a maior pontuação.

Funcionalidades

  • Sistema de pontuação : A pontuação é baseada em dois fatores: a quantidade de moedas coletadas e o tempo total para completar o nível.
  • Níveis progressivos : A dificuldade aumenta com cada nível, com ondas mais altas e fortes que dificultam o controle do barco.
  • Controle intuitivo : O jogo pode ser jogado usando um joystick virtual na tela, tanto com mouse quanto com toque (touch) em dispositivos móveis.

Desafio

O maior desafio do jogo é ajustar corretamente a direção do vetor velocidade relativa do barco para contrabalançar a correnteza da água, mantendo o vetor velocidade resultante direcionado ao caminho correto. Com o avanço nos níveis, a água se torna mais forte, dificultando o controle do barco.


Público-Alvo

Este jogo é voltado para jovens e adultos curiosos, interessados em explorar conceitos básicos de física de maneira casual, interativa e acessível. Ideal para quem busca uma experiência de entretenimento que traga um toque de ciência. Trata-se de uma simulação casual de física, perfeita para quem deseja relembrar ou conhecer tópicos básicos de forma envolvente e descontraída, como um passatempo.


Requisitos para rodar o jogo

  • O jogo roda diretamente em navegadores de computadores e celulares.
  • O design foi otimizado para rodar na orientação vertical de dispositivos móveis, proporcionando uma experiência de jogo confortável.

Detalhes do Jogo

  • O jogo apresenta gráficos 3D realistas com água e ondas dinâmicas.
  • A água tem reflexos do céu e do sol, criando um ambiente visualmente atraente.
  • O barco interage com as ondas, subindo e descendo conforme a intensidade delas.

Tecnologias

  • TypeScript : Linguagem de programação.
  • Babylon.js : Motor gráfico para a renderização 3D.
  • Motor de Física: implementado manualmente para garantir que o movimento do barco fosse mais adequado para a proposta do jogo, sem o uso de motores de física pré-existentes.
  • Vite.js : Ferramenta para build e desenvolvimento.
  • VS Code : Editor de código.
  • GitHub : Plataforma para controle de versão e colaboração.

Licença de Uso e Distribuição do Relative Velocity

Copyright (c) 2025 Rafael João Ribeiro

  1. Distribuição Permitida:
  • Este jogo, incluindo seus arquivos prontos para distribuição, pode ser compartilhado livremente em sua forma original.
  • É permitido o uso comercial da versão publicada, desde que não sejam feitas alterações no conteúdo.
  1. Proibição de Modificação:
  • Nenhuma modificação nos arquivos de código-fonte ou nos arquivos prontos para distribuição é permitida sem a permissão explícita do autor.
  • O código-fonte do jogo não pode ser redistribuído sob nenhuma forma.
  1. Uso Comercial da Versão Publicada:
  • Os arquivos prontos para distribuição podem ser utilizados comercialmente sem necessidade de permissão adicional, desde que os termos desta licença sejam respeitados.
  1. Créditos Obrigatórios:
  • Em qualquer redistribuição ou uso comercial, o autor original, Rafael João Ribeiro, deve ser creditado como criador do jogo.
  1. Proibição de Sub-licenciamento:
  • Esta licença não pode ser transferida ou sublicenciada para terceiros.
  1. Ausência de Garantias:
  • Este software é fornecido “como está”, sem garantias de qualquer tipo, explícitas ou implícitas, incluindo, mas não se limitando, à garantia de comercialização ou adequação para um propósito específico.

Aviso sobre Bibliotecas de Terceiros

Este projeto utiliza as seguintes bibliotecas de terceiros, cujas licenças devem ser respeitadas:

  • Babylon.js: Licenciado sob a Licença Apache 2.0.
  • Vite.js: Licenciado sob a Licença MIT.

Certifique-se de consultar as licenças dessas ferramentas para garantir conformidade com os termos de uso.


Autor

Este projeto foi desenvolvido por: Prof. Dr. Rafael João Ribeiro Instituto Federal do Paraná (IFPR) www.fisicagames.com.br

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