Relative Velocity
13/01/2025 in Física
Relative Velocity é um jogo casual de navegação em 3D, onde você controla um barco em um ambiente de ondas e correnteza. O objetivo é ajustar o vetor velocidade relativa para seguir um caminho até a linha de chegada, coletando moedas ao longo do percurso. A física do movimento do barco foi cuidadosamente implementada manualmente para representar a interação com as ondas e a correnteza, proporcionando uma experiência divertida sobre velocidade relativa.
- Controle o vetor velocidade relativa do barco usando o joystick na tela.
- Siga o caminho até a linha de chegada.
- Colete moedas ao longo do percurso.
- Complete os níveis no menor tempo possível para alcançar a maior pontuação.
- Sistema de pontuação : A pontuação é baseada em dois fatores: a quantidade de moedas coletadas e o tempo total para completar o nível.
- Níveis progressivos : A dificuldade aumenta com cada nível, com ondas mais altas e fortes que dificultam o controle do barco.
- Controle intuitivo : O jogo pode ser jogado usando um joystick virtual na tela, tanto com mouse quanto com toque (touch) em dispositivos móveis.
O maior desafio do jogo é ajustar corretamente a direção do vetor velocidade relativa do barco para contrabalançar a correnteza da água, mantendo o vetor velocidade resultante direcionado ao caminho correto. Com o avanço nos níveis, a água se torna mais forte, dificultando o controle do barco.
Este jogo é voltado para jovens e adultos curiosos, interessados em explorar conceitos básicos de física de maneira casual, interativa e acessível. Ideal para quem busca uma experiência de entretenimento que traga um toque de ciência. Trata-se de uma simulação casual de física, perfeita para quem deseja relembrar ou conhecer tópicos básicos de forma envolvente e descontraída, como um passatempo.
- O jogo roda diretamente em navegadores de computadores e celulares.
- O design foi otimizado para rodar na orientação vertical de dispositivos móveis, proporcionando uma experiência de jogo confortável.
- O jogo apresenta gráficos 3D realistas com água e ondas dinâmicas.
- A água tem reflexos do céu e do sol, criando um ambiente visualmente atraente.
- O barco interage com as ondas, subindo e descendo conforme a intensidade delas.
- TypeScript : Linguagem de programação.
- Babylon.js : Motor gráfico para a renderização 3D.
- Motor de Física: implementado manualmente para garantir que o movimento do barco fosse mais adequado para a proposta do jogo, sem o uso de motores de física pré-existentes.
- Vite.js : Ferramenta para build e desenvolvimento.
- VS Code : Editor de código.
- GitHub : Plataforma para controle de versão e colaboração.
Copyright (c) 2025 Rafael João Ribeiro
- Distribuição Permitida:
- Este jogo, incluindo seus arquivos prontos para distribuição, pode ser compartilhado livremente em sua forma original.
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Este projeto utiliza as seguintes bibliotecas de terceiros, cujas licenças devem ser respeitadas:
- Babylon.js: Licenciado sob a Licença Apache 2.0.
- Vite.js: Licenciado sob a Licença MIT.
Certifique-se de consultar as licenças dessas ferramentas para garantir conformidade com os termos de uso.
Este projeto foi desenvolvido por: Prof. Dr. Rafael João Ribeiro Instituto Federal do Paraná (IFPR) www.fisicagames.com.br
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