Friction Skill
21/01/2025 in Education
Friction Skill é um jogo no formato de simulação de física casual que desafia o jogador a mover uma caixa de um plano inclinado para outro, controlando apenas o ângulo de inclinação dos planos. O jogo utiliza simulações avançadas de atrito estático, atrito cinético e coeficiente de restituição, proporcionando uma experiência única e interativa sobre conceitos básicos de física.
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Como Jogar
- Controle o ângulo de inclinação dos planos usando:
- Dois botões na tela (sentido horário e anti-horário).
- Ou as setas esquerda e direita no teclado.
- Movimente a caixa principal de um plano inclinado para o próximo.
- Colete as caixas douradas para ganhar pontos.
- Evite deixar a caixa cair antes de alcançar o próximo plano inclinado.
Funcionalidades
- Sistema de Pontuação:
- Caixas douradas coletadas valem 10 pontos cada.
- Medalhas baseadas na pontuação total:
- Prata: 100 pontos.
- Bronze: 300 pontos.
- Ouro: 600 pontos ou mais.
- Dinâmica Física Realista:
- Representação realista da troca entre atrito estático máximo e cinético.
- Coeficiente de restituição crescente a cada plano, criando desafios únicos.
- Jogabilidade Minimalista:
- Cenário limpo e intuitivo, com foco na simulação da física.
- Compatibilidade:
- Suporte para navegadores e dispositivos móveis, com jogabilidade otimizada para a posição retrato em celulares.
Desafio
O principal desafio do jogo é controlar a caixa quando o atrito diminui e o coeficiente de restituição aumenta, tornando a tarefa de atravessar os planos inclinados mais difícil. Precisão e estratégia são essenciais para avançar sem deixar a caixa cair.
Público-Alvo
Este jogo foi projetado para jovens e adultos curiosos que buscam explorar conceitos de física de maneira casual e interativa. Ideal tanto para finalidades recreativas quanto educativas, sem necessidade de conhecimento prévio.
Requisitos para Rodar o Jogo
- Navegadores Compatíveis : Qualquer navegador moderno com suporte a WebGL.
- Dispositivos : Computadores, tablets e dispositivos móveis (modo retrato).
Tecnologias Utilizadas
- TypeScript: Linguagem de programação.
- Babylon.js: Motor gráfico 3D.
- Havok: Motor de física para simulações realistas.
- Vite.js: Ferramenta para build e desenvolvimento.
- VS Code: Editor de código.
- GitHub: Plataforma de controle de versão.
Licença de Uso e Distribuição
Copyright (c) 2025 Rafael João Ribeiro
Direitos de Uso:
- Distribuição permitida em sua forma original.
- Uso comercial da versão publicada permitido, desde que não sejam feitas alterações no conteúdo.
- Modificações no código-fonte ou redistribuição do mesmo são proibidas sem autorização explícita.
Aviso sobre Bibliotecas de Terceiros:
Este projeto utiliza:
- Babylon.js: Licenciado sob a Licença Apache 2.0.
- Vite.js: Licenciado sob a Licença MIT.
Autor
Prof. Dr. Rafael João Ribeiro
Instituto Federal do Paraná (IFPR)
www.fisicagames.com.br
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