Friction Skill

21/01/2025 in Education

Friction Skill é um jogo no formato de simulação de física casual que desafia o jogador a mover uma caixa de um plano inclinado para outro, controlando apenas o ângulo de inclinação dos planos. O jogo utiliza simulações avançadas de atrito estático, atrito cinético e coeficiente de restituição, proporcionando uma experiência única e interativa sobre conceitos básicos de física.

Você gostou deste jogo? Dê sua opinião escolhendo um número de estrelas: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...


Como Jogar

  1. Controle o ângulo de inclinação dos planos usando:
  • Dois botões na tela (sentido horário e anti-horário).
  • Ou as setas esquerda e direita no teclado.
  1. Movimente a caixa principal de um plano inclinado para o próximo.
  2. Colete as caixas douradas para ganhar pontos.
  3. Evite deixar a caixa cair antes de alcançar o próximo plano inclinado.

Funcionalidades

  • Sistema de Pontuação:
    • Caixas douradas coletadas valem 10 pontos cada.
  • Medalhas baseadas na pontuação total:
    • Prata: 100 pontos.
    • Bronze: 300 pontos.
    • Ouro: 600 pontos ou mais.
  • Dinâmica Física Realista:
    • Representação realista da troca entre atrito estático máximo e cinético.
    • Coeficiente de restituição crescente a cada plano, criando desafios únicos.
  • Jogabilidade Minimalista:
    • Cenário limpo e intuitivo, com foco na simulação da física.
  • Compatibilidade:
    • Suporte para navegadores e dispositivos móveis, com jogabilidade otimizada para a posição retrato em celulares.

Desafio

O principal desafio do jogo é controlar a caixa quando o atrito diminui e o coeficiente de restituição aumenta, tornando a tarefa de atravessar os planos inclinados mais difícil. Precisão e estratégia são essenciais para avançar sem deixar a caixa cair.


Público-Alvo

Este jogo foi projetado para jovens e adultos curiosos que buscam explorar conceitos de física de maneira casual e interativa. Ideal tanto para finalidades recreativas quanto educativas, sem necessidade de conhecimento prévio.


Requisitos para Rodar o Jogo

  • Navegadores Compatíveis : Qualquer navegador moderno com suporte a WebGL.
  • Dispositivos : Computadores, tablets e dispositivos móveis (modo retrato).

Tecnologias Utilizadas

  • TypeScript: Linguagem de programação.
  • Babylon.js: Motor gráfico 3D.
  • Havok: Motor de física para simulações realistas.
  • Vite.js: Ferramenta para build e desenvolvimento.
  • VS Code: Editor de código.
  • GitHub: Plataforma de controle de versão.

Licença de Uso e Distribuição

Copyright (c) 2025 Rafael João Ribeiro

Direitos de Uso:

  • Distribuição permitida em sua forma original.
  • Uso comercial da versão publicada permitido, desde que não sejam feitas alterações no conteúdo.
  • Modificações no código-fonte ou redistribuição do mesmo são proibidas sem autorização explícita.

Aviso sobre Bibliotecas de Terceiros:

Este projeto utiliza:

  • Babylon.js: Licenciado sob a Licença Apache 2.0.
  • Vite.js: Licenciado sob a Licença MIT.

Autor

Prof. Dr. Rafael João Ribeiro
Instituto Federal do Paraná (IFPR)
www.fisicagames.com.br

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *