window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-78643272-1');
PÁGINA INICIAL SOBRE O PROJETO CONTATOS
Durante a graduação no curso de Licenciatura em Física surgiu o interesse em trabalhar com ensino de Física utilizando a Robótica Educacional como ferramenta de aprendizagem. Junto com esse interesse surgiu a ideia de criar cenários virtuais em que um robô pudesse interagir com os elementos que compõem o ambiente virtual . Teve início o projeto em que criamos uma técnica de projeção de pistas virtuais interativas utilizadas em desafios de Física e Robótica. Essa técnica foi nomeada de Robótica Aumentada e trata da interação entre robôs reais e cenários virtuais. Para utilizar as pistas virtuais, neste trabalho, o aluno deve montar e programar seu robô aplicando os conceitos e cálculos de cinemática.
Além da utilização na área de ensino é possível aplicar essa técnica nas competições de robótica, substituindo as pistas convencionais, geralmente pintadas no chão, por pistas virtuais. A vantagem da utilização dessas pistas é o movimento dos elementos que a compõe aumentando o nível das competições.
Nessa página encontram-se o artigo publicado, as pistas virtuais criadas para os desafios de cinemática e os materiais de apoio contendo as instruções para utilização das pistas, bem como os roteiros para programação das pistas e do robô. Na página sobre o projeto está um pouco da história da trajetória deste trabalho.
Gilberto de Oliveira Viana
Um artigo com todos os detalhes do projeto foi publicado no periódico Ensino e Tecnologia em Revista e pode ser acessado no link abaixo.
Abaixo estão os links para acessar as pistas virtuais desenvolvidas para os desafios de cinemática. O link para baixar o roteiro e utilizar este material está disponível na seção Materias de Apoio.
Foram desenvolvidos duas apostilas que contêm os roteiros para a utilização nos desafios de robótica. No material para o professor estão descritas as etapas desde a instalação dos softwares até as equações que os alunos deverão utilizar durante os desafios. Já no material para os alunos estão descritos a montagem, programação do robô e roteiro dos desafios.